Foto: Reprodução/Marcello Casal/Agência Brasil

Ainda estamos no meio do ano, mas já há um debate para a definição do Salário Mínimo de 2023. As notícias que vem de Brasília não são boas para quem recebe um benefício ou aposentadoria baseado no Salário Mínimo. 

Segundo o Boletim MacroFiscal, que é divulgado pela Secretaria de Política Econômica (SPE), o valor do novo Salário Mínimo de 2023 deve ser R$ 1.310. A pasta aponta que ele foi calculado de acordo com as projeções da inflação de 2022, que é de 8,1%. 

Por outro lado, em junho, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Senado Federal aprovou o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). No texto, o salário mínimo previsto para 2023 é de R$ 1.294, abaixo da estimativa do Ministério da Economia. Caso os valores sejam fechados neste patamar, apenas a projeção da SPE será um pouco acima da expectativa de inflação para o ano de 2022. 

Inflação ainda é preocupante

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, ontem (08), os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de junho, que é a inflação oficial do Brasil. Apesar do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ter dito que o pico da inflação seria entre os meses de abril e maio, os dados do IPCA mostram que ela ainda continua crescendo. 

A inflação avançou 0,67% em junho e voltou a crescer no acumulado dos últimos 12 meses, cujo número agora é de 11,89%. Embora os dados ainda sejam preocupantes, o mercado financeiro tem a expectativa de que a inflação encerre o ano bem mais baixa. O último Boletim Focus do BC estima um IPCA de 7,96%. O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) está ainda mais otimista , uma vez que espera uma inflação de 6,5%. De qualquer forma, a taxa ainda está fora de controle e o reajuste no salário pode ser abaixo da inflação em mais um ano. 

Fonte: JC Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *