Foto: Divulgação

Cerca de 900 aves silvestres foram resgatadas por agentes da Polícia Rodoviária Federal em Itabuna, sul da Bahia. Os agentes realizavam fiscalização na região, quando passou um veículo com placas de Francisco Morato (SP), onde durante a abordagem foram encontrados centenas de pássaros das espécies popularmente conhecidas por papa-capim e canário-da-terra, que estavam aglomeradas em pequenas gaiolas. Devido a situação de aprisionamento e temperatura, dezenas dos animais já estavam mortos.

O condutor do veículo afirmou que não possuía a autorização e nem a guia de transporte para criação, e que saiu de Itabela com destino a cidade de Jequié, onde pretendia comercializar as aves. Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o homem responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente. As aves ficaram sob os cuidados do Centros de Triagem de Animais Silvestres de Cruz das Almas e quando estiverem aptas, serão devolvidas ao seu habitat natural.

Caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres são crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais, gerando multa de até R$ 5 mil por animal encontrado irregularmente, e pena de até ano e seis meses de prisão.

Fonte: A Tarde Online/Muita Informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *