Brigas na final da Copa Rural mostram o retrato de como o esporte amador de Bonfim vem sendo tratado

Vídeos e fotos da confusão foram bastante compartilhados nas redes sociais
Neste sábado (20) foi realizada no Estádio Pedro Amorim a final da Copa Rural de Futebol, um dos maiores eventos do esporte amador da região. Devido ao engajamento do torcedor da zona rural, a copa ganhou status de “Festa do Interior” por ter uma grande presença de público nos jogos finais realizados na principal praça esportiva do município, o Estádio Pedro Amorim.
O título deste ano ficou com a equipe do Ajax de Umburana que goleou o Nacional de Carrapichel por 4 x 0.
Para a tristeza do apaixonado torcedor, nos últimos anos a Copa Rural não tem recebido o tratamento que merece do poder público, apesar do grande marketing que é feito pela administração atual. Na final deste sábado, falhas gritantes da organização permitiram que cenas lamentáveis ganhassem as redes sociais, por conta de um tumulto que descambou para brigas generalizadas envolvendo torcedores e jogadores.
Segundo fomos informados, tudo começou aos 24 minutos do segundo tempo, logo após o quarto gol do Ajax, quando um morteiro foi lançado para o campo de jogo atingindo o atleta Jonatas do time de Umburana. Daí em diante, a confusão tomou conta do estádio, com torcedores se agredindo de todas as formas: socos, pontapés e objetos sendo atirados para todos os lados, inclusive garrafas de bebidas.
Fica nosso questionamento às autoridades desportivas do município sobre a venda de bebidas em garrafas de vidro. Há muitos anos, essa prática é proibida em todos os estádios do Brasil. Soltar fogos nas praças esportivas também é proibido há muito tempo. Por que aqui em Senhor do Bonfim, isso continua sendo permitido? Cabe a quem fiscalizar o cumprimento das leis?
Os fatos observados nesta final de sábado, mostram claramente como nossas autoridades estão tratando o futebol amador: com descaso total. Recentemente, o estádio teve a arquibancada superior interditada por mais de um ano por conta de problemas estruturais que foram resolvidos com muita lentidão; o episódio do ônibus oferecido à seleção Bonfinense para disputar a final da Copa Piemonte em Pindobaçu ganhou repercussão até fora do município; os últimos Campeonatos Bonfinense têm sido um fiasco apesar da premiação com alto valor em dinheiro.
Como já dissemos em nossa participação no Jornal do Piemonte da Caraíba FM, a maior preocupação dos nossos dirigentes e políticos é dar migalhas para algumas equipes e depois sair espalhando fotos nas redes sociais se apresentando como “baluartes” do esporte. Não se tem conhecimento de projetos e ações que visem fomentar o esporte amador e dar suporte a inúmeras pessoas que se sacrificam diariamente para proporcionar práticas esportivas a jovens e adolescentes. Enquanto isso, nosso esporte definha diante do apoio medíocre e da hipocrisia dos seus “apoiadores”.
Segundo informações apuradas pela nossa produção, o jogador Jonatas do Ajax, teve alguns ferimentos, mas nada grave. Ele passa bem. Um torcedor foi atingido com uma garrafada e foi socorrido para a UPA 24h de Senhor do Bonfim. Seu estado de saúde não foi divulgado.
Por Eloilton Cajuhy

