A secretária de educação de Feira de Santana, Anaci Paim, informou nesta quinta-feira (23) que diversas escolas estão passando por reformas e recebendo novos materiais, a fim de que possam retomar as aulas no dia 29 de março, conforme previsto no calendário para o ano letivo de 2023. O ano letivo de 2022 foi encerrado no último dia 17 de fevereiro, quando também se iniciou as férias dos professores, que deverão reiniciar as atividades no dia 24 de março.
“Estamos agora na fase de planejamento, que ocorre o ano inteiro, viabilizando todas as condições para que as escolas comecem no dia 29 de março com todo o funcionamento pleno. Fizemos todas as licitações para fornecimento de alimentação escolar, e as escolas já estão recebendo os alimentos para o início do ano letivo. Também fizemos aquisição do Kit aluno, que é um material didático específico para educação infantil , ensino fundamental e também o EJA, que começa a ser distribuído agora no mês de fevereiro. Os laboratórios de ciências e matemática, já iniciamos a distribuição, queremos implementar mais ainda essa condição. A manutenção é contínua, preventiva e corretiva, essa não para porque é um contrato contínuo, permanente, buscando fazer melhorias na escola, como fazer a pintura, revisar telhado, piso, rede elétrica, hidráulica, instalações sanitárias, então toda a rede está sendo revista nestes aspectos”, informou a secretária Anaci Paim.
Ela explicou à reportagem do Acorda Cidade, que estão com obras em andamento escolas como a Ernestina Carneiro e o CMEI Cristo Planzo, que estavam funcionando cada uma em prédios alugados.
“Temos várias obras para serem concluídas ainda no primeiro semestre, em que as escolas funcionam em prédios alugados e vão para um prédio novo, como a Escola Eurides Franco Lacerda, Diva Matos Portela, da Cívico-Militar, da Deocleciano, Ester Queiroz, Monteiro Lobato, enfim, são várias escolas que estão passando por amplas reformas.”
Sobre a municipalização de escolas da rede estadual de ensino, a secretária Anaci Paim informou que para o ano de 2023 quatro unidades estão programadas para serem municipalizadas.
“A municipalização também deve ser publicada nos próximos dias e quatro unidades que serão municipalizadas agora estarão também com o funcionamento conjunto com as demais unidades da rede municipal. Nós tivemos reunião na semana passada com a secretária Adélia Pinheiro, para definir o cronograma de municipalização. Já fizemos a conferência daquelas que estão indicadas, sempre unidades escolares que têm o ensino fundamental, que é de competência do município, e discutimos a proposição e tem um número significativo de unidades ainda a serem repassadas para o início de 2024. Para 2023, serão apenas quatro unidades que já estão definidas. O processo já está todo encaminhado, faltando apenas a publicação no Diário Oficial”, adiantou.
Fonte: Acorda Cidade