Cantor, compositor e imortal, Gilberto Gil ganhará agora, mais um título importante. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) vai conceder o título de Doutor Honoris Causa ao ex-ministro da Cultura Gilberto Gil. A cerimônia de outorga da honraria será realizada às 17h do próximo dia 7 de fevereiro de 2023, no Teatro Castro Alves, em Salvador. A concessão do título foi aprovada pelo Conselho Superior (Consup) do Instituto.
“É uma grande honra e uma imensa alegria para toda a comunidade Ifba conferir esse título a esse artista magnífico que é Gilberto Gil. A cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa a este baiano aplaudido e reverenciado mundialmente estará inscrita como um capítulo especial na história da nossa Instituição, da educação e da cultura da Bahia e do Brasil”, afirma a reitora do Instituto Federal da Bahia, Luzia Mota. Ela ressalta que, ao condecorar Gilberto Gil com a honraria, o Ifba reconhece a importância e a excelência da atuação do artista baiano.
A expressão honoris causa vem do latim e significa “por causa da honra”. O título de doutor honoris causa é diferente daquele recebido pela pessoa que conclui um curso de doutorado. A concessão do título honorífico expressa a premissa de que a atuação da personalidade em sua área é tão relevante e honrosa que lhe confere legitimidade para ser considerada doutora.
Em julho de 2021, Gilberto Gil recebeu o título de DHC da Berklee College of Music, uma das mais conceituadas universidades de música do mundo, fundada em 1945 e sediada em Boston, Massachusetts (EUA). Antes, em abril do ano passado, a Universidade de Berklee de Valência, na Espanha, também condecorou Gilberto Gil com o título de Doutor Honoris Causa.
Em 2006, Gil já havia sido agraciado com o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro (UA), de Portugal, por ocasião do 33º aniversário da instituição. A Universidade de Aveiro é uma fundação pública com regime de direito privado que oferta cursos de licenciatura, mestrado, doutorado e cursos técnicos superiores profissionais, a exemplo dos cursos de Informática e Comunicação Organizacional, Instalações Elétricas e Automação, Redes e Sistemas Informáticos, Tecnologia Mecânica, entre outros.
Fonte: Metro1