Foto: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as orientações sobre a Covid-19, Entre as novidades, publicadas na última sexta-feira (13) está a redução do período de isolamento para infectados com ou sem sintomas da doença. 

Pacientes com Covid-19 podem sair do isolamento antes do tempo recomendado se fizerem um novo teste e o resultado der negativo (o teste pode ser o rápido, de antígeno). De acordo com a OMS, a chance de uma pessoa assintomática transmitir o vírus é bem menor do que aquelas que apresentem sintomas de Covid. “As evidências também mostraram que pessoas com sintomas liberados no 5º dia após o início dos sintomas correm o risco de infectar três vezes mais pessoas do que aquelas que recebem alta no 10º dia”, dizem as novas diretrizes.

No Brasil, a última atualização feita pelo Ministério da Saúde aconteceu em janeiro de 2022. Na época, o país passava por uma nova onda de casos por causa da variante ômicron. As orientações estão no Guia de Vigilância Epidemiológica Covid-19, que pode ser acessado no site da pasta. As diretrizes da OMS são globais, mas cada país tem a liberdade de definir as suas próprias diretrizes para o controle da Covid-19, de acordo com a realidade local.

Fonte: Metro1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *