Foto: REUTERS/Adriano Machado

O Banco Central informou nesta terça-feira (7) que o Sistema Valores a Receber (SVR) está “funcionando a plena carga” para atender a todos os interessados em recuperar os recursos “esquecidos” no sistema financeiro. O BC ainda afirmou que os recursos ficarão à disposição pelo período que for necessário e que não há necessidade de agendamento.

“Como é comum em sistemas que recebem uma enorme quantidade de acessos em curto espaço de tempo, o SVR organiza automaticamente uma fila e informa ao usuário sua posição e previsão de atendimento”, disse o BC, em nota, comparando o procedimento usado para venda de ingressos para shows.

O órgão federal informou também que o tempo de requerimento de recursos tem sido menor que o esperado, o que pode levar a cálculos imprecisos. Por causa disso, a plataforma estaria adequando o tempo de espera para “refletir a experiência real” dos usuários. Além disso, argumentou que, passadas as primeiras horas de funcionamento, a demanda deve diminuir.

Saiba como consultar

A primeira etapa da plataforma foi liberada em 28 de fevereiro, e permitia, com a utilização de um CPF ou CNPJ, consultar apenas existência ou não de “dinheiro esquecido”, sem informar o valor. Para fazer a consulta é necessário informar a data de nascimento ou a data de criação da empresa, no caso de CNPJs.

Caso o solicitante tenha alguma quantia a receber, uma mensagem aparecerá na tela informando que o CPF ou o CNPJ e deve aguardar a data indicada para realizar os próximos passos e receber o montante. Já em casos negativos, a mensagem que aparecerá comunicará que o CPF ou CNPJ digitado não tem nenhum valor esquecido a ser transferido.

Para solicitar a devolução dos valores, o usuário deverá acessar o mesmo site e, depois, clicar no botão “acessar o SVR”. Após aguardar na fila de espera, ele será transferido para a página de login do site gov.br. É necessário ter uma conta no site do governo de nível prata ou ouro. Ao acessar o site e entrar na conta, o usuário terá 30 minutos para verificar as informações sobre o recebimento, a instituição que fará o pagamento e a conta escolhida para receber o montante. É importante ressaltar que o único site em que é possível consultar e saber como solicitar a devolução dos valores da pessoa física, empresa ou de pessoas falecidas é o https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber. 

O Banco Central não envia links para o cidadão, mensagens ou qualquer outra forma de contato para avisar que existe algum dinheiro esquecido em conta. Além disso, a consulta e a operação para receber os valores é gratuita, não cabendo ao BC cobrar pela verificação e a nenhuma instituição a cobrança pela transferência.

Fonte: Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *