Foto: Divulgação

A cidades de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está entre as 10 cidades do Brasil com mais registros de casos prováveis de chikungunya em 2022, segundo dados do Ministério da Saúde. Até a semana epidemiológica 17, encerrada em 30 de abril, Petrolina aparece em sétimo lugar, com 1.555 casos.

As três primeiras colocadas no ranking nacional de casos são do Ceará: Juazeiro do Norte (3.926 casos), Fortaleza (2.362 casos) e Crato (2.243 casos). A cidade de Salgueiro, no Sertão do estado, também se destaca: entre a semana epidemiológica 16, que acabou no dia 23 de abril, e a 17, Salgueiro notificou 281 casos – eram 1.883. Já em Petrolina o aumento foi de 644 casos – passou de 911 para 1.555.

Na sexta (6), Petrolina confirmou o primeiro óbito causado pela Chikungunya através do critério clínico epidemiológico. A paciente, uma idosa de 86 anos, foi notificada dia 6 de abril, mesmo dia do óbito, mas a Secretaria de Saúde só teve a confirmação da causa morte na sexta, após recebimento do resultado do exame da irmã da mulher, que testou positivo para a doença. Com sintomas característicos de chikungunya, a idosa não procurou atendimento hospitalar e, por isso, não houve testagem laboratorial antes da morte.

Fonte: Portal Zap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *