Foto: Reprodução

O segundo turno das eleições na Bahia, que acontece no domingo (30), terá gratuidade no transporte público em algumas das principais cidades. Durante o segundo turno, o governo da Bahia fez uma consulta ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o órgão esclarecesse se a decisão tomada para os municípios valeria também para os estados. Além disso, a Bahia questionou se poderia disponibilizar o serviço, independentemente do veículo — ônibus, metrô ou trens.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, no dia 22, que os estados também podem oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia da votação do segundo turno. No documento enviado ao STF, o governo baiano citou diretamente o metrô, que liga Salvador a Lauro de Freitas, e é uma concessão estadual, e ainda atua de forma integrada com os ônibus das duas cidades.

O STF já havia decidido, em uma ação movida pelo partido Rede, que os municípios podem conceder o transporte gratuito no dia da eleição. E ainda recomendou que o transporte público urbano seja mantido em níveis normais no domingo das eleições, ou seja, sem redução de frota, como ocorre nos finais de semana na maioria das cidades.

Em todo o Brasil mais de 140 cidades garantiram transporte gratuíto para faciliatar o acesso ao eleitor até a urna eletrônica.

Em algumas cidades baianas, já há definição, entre elas, Salvador, Jequié e Lauro de Freitas. Outras cidades como Itabuna e Ilhéus, os prefeitos se pronunciaram no começo da semana e afirmaram a intenção da gratuidade, no entanto, ainda não há um decreto com a decisão. O mesmo vale para Feira de Santana, onde houve gratuidade no primeiro turno. Já em Juazeiro, no norte do estado, não haverá gratuidade no transporte público. 

Fonte: Rede GN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *