‘Corredor vermelho’ abre o conclave; 1º voto sai às 14h

Cardeais eleitores do conclave entram na Basílica de São Pedro para missa que abre o conclave em 7 de maio de 2025 — Foto: Vaticano
A entrada dos cardeais do conclave na missa Pro Eligendo Pontifice formou um “corredor vermelho” entre os fiéis na Basílica de São Pedro e representou um momento solene para abrir as cerimônias de eleição do novo papa.
A missa desta quarta-feira (7) abriu oficialmente o conclave e antecede as votações dos cardeais. A primeira votação deve ocorrer a partir das 14h, também no fuso de Brasília.
A celebração foi aberta ao público, e os cardeais entraram na basílica por último, em um corredor isolado dos fiéis. Eles foram até a frente da igreja e se sentaram em cadeiras perto do altar, em formato de semicírculo. Esta foi a última aparição pública dos clérigos eleitores do novo papa antes da reclusão para o conclave.
Durante a entrada dos cardeais, um dos religiosos do Vaticano segurava uma imagem sagrada de Jesus Cristo. Ao chegar ao altar, o decano cardeal Giovanni Batista Re, que celebra a missa, queimou incenso e jogou fumaça em imagens sacras e no altar.
A missa teve cantos, rezas e a homilia para inspirar os cardeais em sua escolha para o novo papa. O rito também teve passagens em homenagem ao papa Francisco, morto aos 88 anos em abril, como “oremos pelo falecido romano pontífice Francisco”.
A expectativa é de que a escolha do novo pontífice dure de dois a três dias.
A palavra conclave vem do latim cum clavis e significa “fechado à chave”. Ao todo, 133 cardeais com menos de 80 anos irão eleger o novo pontífice. Sete deles são brasileiros.

Por g1 — São Paulo