O governador Jerônimo Rodrigues participou pela primeira vez da festa do Rio Vermelho como chefe do Estado da Bahia. Ele disse que aproveitou a oportunidade, na manhã desta quinta-feira (2), e entregou um balaio com um pacote completo de pedido e agradecimentos a Iemanjá, a Rainha do Mar.
“Agradecimentos pela saúde e pelas coisas que conquistamos neste período, mas também pedir, deixar um balaio de pedidos, de projetos, de combate à fome, desemprego, escola para todo mundo e pedir força para que a gente possa governar a Bahia com a força que ela precisa para que, juntos com governo federal, possamos realizar aquilo que mais sonhamos que é o bem-estar das pessoas”, disse.
Este ano, a tradicional festa de Iemanjá celebra 100 anos. Jerônimo estava acompanhado do vice-governador, Geraldo Júnior, secretários estaduais e outras autoridades, como a ministra da Cultura, Margareth Menezes. No evento, Jerônimo destacou a importância dos festejos para a cultura baiana.
“É uma festa popular com a comunidade assumindo as despesas. As pessoas vêm e trazem as suas ofertas. Os pescadores fazem a generosidade e emprestam seus barcos para que as pessoas possam levar as oferendas, e a gente do Estado entra com nosso papel com segurança pública firme, atenção forte para a área de saúde para qualquer necessidade, mas também com as programações culturais”, pontuou.
“Mas, chamo atenção para as pessoas que já estão aqui, ou que viram mais tarde, ou amanhã ou depois, que possa respeitar o pedido de Iemanjá que é cuidar do meio ambiente, não trazer produtos que não sejam biodegradáveis. Iemanjá agradece, o meio ambiente e o mar também agradecem”, completou o governador.
Jerônimo também falou que agora é dada a largada para o ano, uma vez que os primeiros 30 dias de seu governo já passou, período que, segundo ele, foi para organizar, reunir com o governo federal e demais esferas do poder público. “Foram 30 dias para a gente dialogar com o governo federal, apresentar os nossos projetos e agora a gente tem que correr. Essa semana temos o início do ano letivo e o começo das jornadas pedagógicas”, pontuou.
Fonte: Muita Informação