A prefeitura de Senhor do Bonfim através da Coordenação de Combate as Endemias, deu início a mais uma ação no bairro do Alto do Cigano que teve como objetivo conter a proliferação das muriçocas e do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação consistiu na aplicação de inseticida com a bomba costal Ultra Baixo Volume – UBV, fumacê costal, nos locais com características potenciais para proliferação do mosquito como: canais da malária, locais com mato e residências no entorno.
Segundo o Coordenador de Endemias Everton Renê, a gestão municipal está preocupada com o incômodo que as muriçocas vem causando a população pensando nisso foi montado um cronograma de ação para esta semana. “Iniciamos as ações no Sovaco da Ema, passamos pela Rua José Santana e finalizamos na ponte que dá acesso ao bairro da Olaria. Ao longo desta semana iremos realizar ações de combate nos bairros: Derba, Itamaraty (Beco Fino), Santos Dumont, Buriá, Barbosa Santos e Alto da Usina”, anunciou.
Vale destacar que a colaboração da população é fundamental para o combate ao mosquito Aedes aegypti fazendo algumas ações simples:
• Eliminar qualquer tipo de objeto que possa acumular água e se tornar um criadouro;
• Garrafas, potes, latas e pratinhos de vasos de plantas devem estar bem armazenados e limpos;
• Caixas d’água, cisternas ou outro tipo de reservatório devem estar sempre tampados;
• Evitar depositar entulhos e objetos em desuso nos canais da malária, pois a interrupção do fluxo de água contribui para o aumento das muriçocas.
Fonte: ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro”