Foto: Reprodução/Ministério da Agricultura

Os produtos mais consumidos na Páscoa subiram 12,21% nos últimos 12 meses, conforme levantamento divulgado pela Federação do Comércio (Fecomércio-BA). A pesquisa considera informações do IPCA/IBGE, o índice oficial de inflação, dos preços coletados na Região Metropolitana de Salvador. A inflação geral da região no mesmo período ficou em 6,51%. A cebola e o chocolate foram os principais vilões da escalada de preços na RMS, destaca Guilherme Dietze, economista da federação

“Além da menor oferta prevista no Nordeste, as chuvas de verão na região Sudeste também atrapalharam a colheita e a distribuição entre as centrais de abastecimento”, explicou o consultor, sobre a cebola. “O chocolate e achocolatado em pó tiveram aumento de 22,15% em um ano e o chocolate em barra e bombom subiram, em média, 11,02%”, alerta o economista. Acompanhamento em muitas ceias de Páscoa, o arroz está 16,28% mais caro.

A pesquisa da Fecomércio-BA aponta também os artigos que variaram abaixo da inflação média. Os peixes tiveram aumento de 1,96%, enquanto a batata-inglesa registrou alta de 2,16%. Ingredientes importantes nas receitas, tomate e azeite de oliva apresentaram alta importante – 6,04% e 4,37% -, mas ficaram abaixo da inflação.

O levantamento não apresenta a variação do ovo de páscoa, por se tratar de produto sazonal sem monitoramento do IBGE. Conforme a Fecomércio-BA, os itens pesquisados indicam que o produto exigirá mais do bolso do consumidor.

Fonte: Bahia.ba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *