Foto: Reprodução/Redes Sociais

A chuva chegou em Salvador e segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital baiana terá uma semana com tempo instável e muitas nuvens, com variação das temperaturas entre 23ºC e 31º C. Nesta segunda-feira (24), as chances de chuvas ao longo do dia é de 81%.

Conforme a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o bairro que teve o registro de maior aculmulo de água, com 42,4 milímetros, nas últimas 24h, foi o Novo Horizonte. Em segundo ficou o Calabetão, com 37,4 mm e o Alto do Cabrito em terceiro, com 35,6 milímetros. De acordo com o Inmet, o nível de umidade relativa do ar para Salvador deve alternar entre 80% e 85%, com ventos em uma velocidade média de 15 km/h durante o dia, atingindo o maior índice à noite, com pico de 19 km/h.

Temperaturas esperadas para a próxima semana em Salvador:

> Terça (25): 23°C a 30°C
> Quarta (26): 24°C a 31°C
> Quinta (27): 25°C a 30°C
> Sexta (28): 24°C a 31°C
> Sábado (29): 25°C a 30°C
> Domingo (30): 25°C a 29°C
> Segunda (1): 25°C a 28°C

Sul em estado de emergência

A prefeitura de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, decretou estado de emergência por causa das fortes chuvas que atingem o munícipio desde sexta-feira (21) (Feriado de Tiradentes). A mesma medida já havia sido adotada pela cidade de Santa Cruz Cabrália, na mesma região (distante 23km uma da outra).

De acordo com autoridades locais, nas últimas em 36 horas, Porto Seguro registrou um acúmulo de água em mais de 300 mílímetros cúbicos. Diversas ruas e casas ficaram alagadas e também tiveram telhas arrancadas pela ventania. 

Por conta dos estrados causados pelo temporal no Sul do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atua nas regiões sul e extremo sul da Bahia no resgate das vítimas das áreas de risco na região de Santa Cruz Cabrália. Os militares também atuaram na entrega de donativos às vítimas da chuva que incide naquelas áreas. 

Além de alimentos , também estão sendo entregues, materiais como cobertores, colchões, alimentos, água, além do auxílio no atendimento pre-hospitalar (APH) aos necessitados. Em caso de necessidade, moradores e visitantes devem acionar a Defesa Civil do município no telefone (073) 98200-2424, o Corpo de Bombeiros, no 193, e a Coelba, no número 116.

Fonte: Muita Informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *