Foto: Divulgação/Semob

Entre as cinco maiores capitais do país, Salvador figura um ranking muito específico e nada positivo: o posto de cidade com menor percentual de ônibus climatizados. Enquanto a capital São Paulo tem 86% da sua frota com veículos climatizados, a capital baiana fica com apenas 35%, o que corresponde a um total de 609 ônibus.

Completam o ranking feito pelo Metro1 Rio de Janeiro (73%), Belo Horizonte (59,7%) e Fortaleza (47%). Salvador só perderia o posto se fosse considerado também o Distrito Federal, que conta apenas com 9,3% de sua frota climatizada.

A capital dos baianos leva o primeiro lugar também entre aquelas que mais esperaram para receber o primeiro ônibus com ar condicionado. Apesar de ter sido uma promessa de campanha do primeiro mandato de ACM Neto (União), em 2012, a prefeitura só passou a substituir os veículos convencionais por climatizados em 2019.

Enquanto isso, em 2014, Fortaleza e Belo Horizonte, por exemplo, já tinham suas primeiras unidades. Neste mesmo ano, o Rio já contava com veículos climatizados e um decreto tornou obrigatório que toda a frota das concessionárias do transporte municipal contasse com equipamentos com ar condicionado. 

Os primeiros 250 ônibus climatizados chegaram em Salvador em julho de 2019. Na ocasião, a promessa da prefeitura era que, até 2022, a frota já contasse com mil veículos com o equipamento. Passado o prazo, a capital tem pouco mais da metade disso.  Em entrevista à Rádio Metrópole, o secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fabrizzio Müller, não conseguiu estimar um prazo para 100% da frota de ônibus ser climatizada, mas prometeu que chegará a 50% até o final de 2024. De acordo com o secretário, mais 169 ônibus climatizados devem chegar em 2023 e mais 169 em 2024.

“Essa é uma provocação, uma cobrança que o prefeito (Bruno Reis) tem feito pessoalmente”, afirmou o secretário, em entrevista ao Metrópole Serviço na última sexta-feira (24).

Fonte: Metro1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *